(Download) "Currículo e Formação Docente: Múltiplos Diálogos" by Francisca Pereira Salvino & Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha * Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Currículo e Formação Docente: Múltiplos Diálogos
- Author : Francisca Pereira Salvino & Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha
- Release Date : January 27, 2018
- Genre: Education,Books,Professional & Technical,
- Pages : * pages
- Size : 2103 KB
Description
O livro Currículo e formação docente: múltiplos diálogos reúne sete trabalhos inéditos acerca de temas e questões atinentes a políticas e processos de ensino e aprendizagem, nos níveis da educação básica (infantil, fundamental e médio), nas modalidades Jovens e Adultos, do campo e técnico-profissional e no ensino superior. Resulta do encontro de pesquisadoras de universidades paraibanas, dos seus interesses, preocupações e demandas atuais e locais, todavia conectadas com outros tempos/espaços e sujeitos do currículo e da formação docente.
Os trabalhos representam um diálogo profícuo das autoras entre si; destas com outros/as estudantes, profissionais e pesquisadores/as locais, nacionais e internacionais. Cada trabalho constitui-se em diálogo porque neles há uma multiplicidade/dispersão de sujeitos, vozes e ideias (divergentes e convergentes). Nessa perspectiva, desejamos que cada leitor/a constitua-se em mais um sujeito, mais uma voz a dialogar, a ressignificar, a politizar o currículo.
Apropriando-se de palavras da professora/pesquisadora Preciosa Fernandes (Universidade do Porto), esta coletânea constitui um excelente dispositivo para a compreensão histórico-política desse período no Brasil, trazendo ao debate tópicos que, a partir de diferentes perspectivas, articulam as problemáticas do Currículo e da Formação Docente, bem como para um enriquecimento teórico dos leitores, pela bibliografia que referencia.
Portanto o livro tem um público bem definido: toda pessoa que pretenda compreender, pesquisar, dialogar sobre a dinâmica e os contextos de produção de políticas educacionais, processos de ensinar/aprender possibilidades e alternativas às problemáticas inerentes a cada um dos trabalhos.